Afirmações Positivas: Funcionam mesmo?

Afirmações Positivas? Tudo MENTIRA!

Afirmações Positivas

As afirmações positivas são mentira, porque na realidade elas não surtem o efeito desejado.

Pensamento Positivo


As afirmações positivas são duvidosas, porque, por exemplo, algumas pessoas dizem que se curaram de câncer. Outras alegam que ficaram ricas apenas fazendo afirmações positivas. Há, também, as que dizem que conseguiram seus parceiros de volta apenas com pensamentos positivos.

Vamos pegar alguns casos em que as afirmações positivas diárias e constantes prometem mudar significamente a vida de uma pessoa.

Vejamos o caso de uma pessoa que está com AIDS, que pára de tomar os remédios necessários para controlar a multiplicação do vírus e os sintomas da doença. Esta pessoa fica constantemente em sua cabeça dizendo “eu vou me curar“, “eu vou me curar“, “eu vou me curar sem qualquer medicação“. Será mesmo que essa pessoa irá se curar da AIDS apenas com afirmações positivas?

Medicação para AIDS


Veja uma outra situação de uma pessoa que mora na periferia com 5 filhos, que tem uma renda um pouco acima do salário mínimo. Vamos imaginar que essa pessoa decide usar as técnicas das afirmações positivas reprogramando seu cérebro com mantras constantes de que um dia ficará milionário. Será mesmo que essa pessoa somente com afirmações positivas conseguirá ficar milionário?

Casa na periferia


É importante notar que não estamos aqui advocando para somente pensar em coisas negativas e abolir totalmente as afirmações positivas. 

Temos sim que ter afirmações positivas, mas essas afirmações têm que ser de acordo com a nossa realidade,  elas não podem estar no nível inalcançável e inatingível.

Pessoa Rica

 

Vamos voltar para o caso da família que mora numa região pobre, que tem muitos filhos e com uma renda um pouco acima do salário mínimo. Essa família pode sim ter afirmações positivas, mas pensamentos positivos de acordo com a sua situação econômica e social.  Não ficar com afirmações que jamais trará o resultado desejado.

Família Humilde

Uma afirmação positiva que realmente poderia trazer um resultado satisfatório, seria criar mantras do tipo, “quero aumentar minha renda mensal em 10% vendendo algo aqui no meu bairro

Muitas das vezes quando estamos em situações desesperadas, como no caso da morte de um ente querido ou passando por dificuldades econômicas ou durante a separação de um amor em que a saudade e a dor da perda é muito grande, então, nessas situações há promessas na internet e no YouTube sobre propostas milagrosas.

É importante ser racional durante situações angustiantes e não cair em falsas promessas que na verdade nos fará gastar mais dinheiro ao comprar livros, áudios ou acabar indo em igrejas que prometem milagres para nossos problemas atuais após deixarmos uma quantia grande no altar, pois alguns grupos religiosos alegam veementemente que a fé move montanhas. É importante, ser realista e apenas ter pensamentos positivos que possam ser atingidos e, se por acaso, conseguirmos ser aquele sortudo que de camelô se tornou muito rico, ótimo! Mas isso não é a realidade de 99% da população.

Sou consultora de aprimoramento pessoal, ofereço desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal para as pessoas terem mais direção na vida. Clique aqui para saber mais.